quarta-feira, 8 de julho de 2009

Questão 5

Fala pessoal,

Estou preparando um material sobre concordância nominal, no entanto, - assim como tudo neste blog - quero explicar da maneira mais didática, aprofundada e embasada possível, o que me tomará certo tempo que não possuo hoje. Creio que amanhã esteja pronto.

Por ora, fique com mais um exercício embasado em teorias já vistas.

(Assessor Técnico Parlamentar/Câmara Municipal do Rio de Janeiro/COPPE-UFRJ) As formas verbais em itálico constantes de "gente que conhecia havia milhares de anos o pedaço" e "Naquele momento, havia dois modos de olhar as coisas" podem ser substituídas, respectivamente, por:

a) faziam e existiam;

b) fazia e existia;

c) haviam e existia;

d) fazia e existiam;

e) haviam e existiam.

----------------------------

Comentários:

Teorias necessárias à resolução do exercício:

- Verbo haver como verbo impessoal: http://portuguesdeverdade.blogspot.com/2009/07/teoria-haver-como-verbo-impessoal.html

- Verbo fazer como verbo impessoal: http://portuguesdeverdade.blogspot.com/2009/07/teoria-fazer-como-verbo-impessoal.html


a) faziam e existiam; Errado e Certo. Fazer no sentido de tempo decorrido é impessoal e deve permanecer na terceira pessoa do singular; Já existir não é impessoal, devendo concordar com o sujeito a que se refere, cujo núcleo é "modos".

b) fazia e existia; Certo e Errado. Fazer no sentido de tempo decorrido é impessoal e deve permanecer na terceira pessoa do singular; Já existir não é impessoal, devendo concordar com o sujeito a que se refere, cujo núcleo é "modos".

c) haviam e existia; Errado e Errado. Haver no sentido de tempo decorrido também é impessoal, devendo permanecer na terceira pessoa do singular; Como existir não é impessoal, deve concordar com o núcleo do seu sujeito "modos".

d) fazia e existiam; Certo e Certo. Fazer no sentido de tempo decorrido é impessoal e deve permanecer na terceira pessoa do singular; Já existir não é impessoal, devendo concordar com o sujeito a que se refere, cujo núcleo é "modos".

e) haviam e existiam. Errado e Certo. Haver no sentido de tempo decorrido também é impessoal, devendo permanecer na terceira pessoa do singular; Como existir não é impessoal, deve concordar com o núcleo do seu sujeito "modos".

Gabarito: letra d.

Nenhum comentário: