sexta-feira, 17 de julho de 2009

Questão 19

(Técnico Processual/Corregedoria-Geral da Justiça/NCE-UFRJ)

Texto 1:

"As fronteiras políticas das nações-estados são estreitas e limitadas demais para definir o escopo e o alcance da empresa moderna". (J. Spencer)

Texto 2:

"As estruturas políticas mundiais são inteiramente obsoletas. Não mudaram em pelo menos cem anos e estão lamentavelmente desafinadas com o progresso tecnológico". (j. Maisonrouge)

A função sintática de "estreitas" e "limitadas" (texto 1) é a mesma do termino:

a) das nações (texto 1);

b) moderna (texto 1);

c) mundiais (texto 2);

d) desafinadas (texto 2);

e) tecnológico (texto 2).

-----------------------------------

Comentários:

Esse exercício explora o conhecimento sobre análise sintática.

Para teoria, visite: http://portuguesdeverdade.blogspot.com/2009/07/teoria-para-concursos.html

Primeiramente, analisemos a função sintática dos termos "estreitas" e "limitadas" do texto 1. Morfogicamente são adjetivos, estão qualificando o sujeito "As fronteiras políticas das nações-estados" e estão ligados a ele pelo verbo de ligação "são". Todos estes fatos os qualificam como predicativo.

Achemos agora a opção que também é predicativo.

a) das nações (texto 1). Errado. Este termo possui característica adjetiva, qualifica de forma instrínseca o substantivo "fronteiras" e não se liga a um sujeito por meio de um verbo de ligação explícito ou implícito. É, portanto, adjunto adnominal.

b) moderna (texto 1). Errado. Tem função adjetiva, qualifica de forma intrínseca o substantivo "empresa" e não se liga a um sujeito por meio de um verbo de ligação explícito ou implícito. É, portanto, adjunto adnominal.

c) mundiais (texto 2). Errado. Tem função adjetiva, qualifica de forma intrínseca o substantivo "estruturas" e não se liga a um sujeito por meio de um verbo de ligação explícito ou implícito. É, portanto, adjunto adnominal.

d) desafinadas (texto 2). Correto. Tem função adjetiva e qualifica o sujeito "as estruturas políticas mundiais", que se encontra suprimido (zeugma - para evitar repetição desnecessária), por meio do verbo de ligação "estão". É, portanto, predicativo.

e) tecnológico (texto 2). Errado. Tem função adjetiva, qualifica de forma intrínseca o substantivo "progresso" e não se liga a um sujeito por meio de um verbo de ligação explícito ou implícito. É, portanto, adjunto adnominal.

Gabarito: letra d.

Um comentário:

Ju Gouveia disse...
Este comentário foi removido pelo autor.