domingo, 5 de julho de 2009

Questão 1



(Agente Policial/Academia de Polícia-SP/Secretaria de Segurança Pública-SP) Aponte a alternativa correta.


a) Aluga-se casas.

b) Vendem-se apartamentos.

c) Precisa-se pedreiros.

d) Precisam-se de pedreiros.

-------------------------------------

Comentários:

- Esta questão está querendo testar se sabemos a diferença do pronome "se" como índice de indeterminação do sujeito ou como partícula apassivadora. Assunto explicado em: http://portuguesdeverdade.blogspot.com/2009/07/pronome-se-como-indice-de.html

Pois bem,

a) Aluga-se casas. Errado. Quem aluga, aluga algo. O verbo "alugar" é, portanto, transitivo direto. Como aprendemos, o pronome "se" junto a um VTD é um pronome apassivador. Sendo assim, o verbo deve concordar com o sujeito "casas", indo para o plural. O correto seria: Alugam-se casas.

b) Vendem-se apartamentos. Certo. Quem vende, vende algo. A mesma explicação da letra "a" se aplica neste caso. O verbo vender está corretamente no plural, concordando com o sujeito paciente apartamentos.

c) Precisa-se pedreiros. Errado. O verbo precisar no sentido de necessitar pode ser utilizado tanto de forma transitiva direta (não usual) quanto de forma transitiva indireta, não alterando o sentido. Neste caso está sendo utilizado como VTD, sendo o pronome "se" partícula apassivadora. O verbo deveria, então, concordar com o sujeito pedreiros, o que não acontece. O correto seria: Precisam-se pedreiros.

d) Precisam-se de pedreiros. Errado. Agora sim o verbo precisar está sendo usado na forma mais usual, com sua transitividade indireta através do pronome de. No entanto, como aprendemos, o pronome "se" junto a VTI e VTDI é uma partícula apassivadora, o que leva o verbo à 3ª pessoa do singular. O correto seria: Precisa-se de pedreiros.


Gabarito: letra b

2 comentários:

Rafael disse...

Excelente iniciativa. Sou péssimo em português e com algumas dicas vou passar de péssimo para razoavel. hehehe


Abraço!

Unknown disse...

A explicação da Letra D está errada. Primeiramente, o pronome "se" junto de VTD que é partícula apassivadora, não junto de VTI. O que faz com que seja um índice de indeterminação do sujeito, por isso não ocorre concordância o correto se torna: Precisa-se de pedreiros. No caso da partícula apassivadora, deve haver concordância, o que justifica sua resposta com Letra B correta, pois o verbo concorda com o sujeito.

Melhor arrumar esse detalhe, abraço!