terça-feira, 7 de julho de 2009

Questão 4

(Auxiliar Judiciário/Conselho da Justiça Federal/ESAF) A frase onde há erro de concordância verbal é:

a) Houveram muitos turistas atravessando a ponte.

b) Faz vinte minutos que esse carro espera para ser liberado.

c) Deve haver poucas declarações para serem examinadas.

d) São oito horas de trabalho.

e) Existem pessoas tentando burlar a fiscalização.

-----------------------------------------------------

Comentários:

Para resolver esta questão são necessárias duas teorias:

- Verbo haver como verbo impessoal: http://portuguesdeverdade.blogspot.com/2009/07/teoria-haver-como-verbo-impessoal.html

- Verbo fazer como verbo impessoal: http://portuguesdeverdade.blogspot.com/2009/07/teoria-fazer-como-verbo-impessoal.html


a) Houveram muitos turistas atravessando a ponte. Errado. Conforme aprendemos, o verbo "haver" no sentido de existir é um verbo impessoal, não possui sujeito e portanto não se flexionará. O verbo "haver" deste exercício está concordando com o núcleo de seu objeto direto (turistas), o que é inadimissível.

b) Faz vinte minutos que esse carro espera para ser liberado. Correto. O verbo "fazer" no sentido de tempo transcorrido é impessoal, devendo permanecer na terceira pessoa do singular, como se apresenta.

c) Deve haver poucas declarações para serem examinadas. Correto. A locução verbal "deve haver" possui como verbo principal o verbo "haver" no sentido de existir, o qual é impessoal, devendo o verbo auxiliar "dever" permanecer na terceira pessoa do singular, conforme está.

d) São oito horas de trabalho. Correto. Em breve explicarei as diferentes concordâncias do verbo ser, por ora, em expressões indicativas de dias, tempo, distância, o verbo "ser" concorda com o numeral.

e) Existem pessoas tentando burlar a fiscalização. Correto. O verbo "existir" não é um verbo impessoal (apesar de o verbo "haver" no sentido de existir o ser), devendo concordar com seu sujeito (pessoas), conforme está.

Gabarito: letra a


Comentários, sugestões e dúvidas são bem vindas.

Somente assim chegaremos a algum lugar!

Abraços!

2 comentários:

Anônimo disse...

Site excepcional!

Nossa, esses exercícios parece que foram escolhidos a dedos... São difíceis mesmo, do jeito que cai na prova. Mas com a sua explicação, não errei nenhuma!

MUITO OBRIGADO!

Anônimo disse...

Português., uma paixão antiga.
Ótimo site.